Perguntas frequentes

Que cursos o IAPC oferece?

Na área técnica, oferecemos o Curso Técnico em Imagem Pessoal – Química e Cosmética, Cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento e futuramente Cursos de Pós Graduação (Especialização).

Como é o Curso Técnico em Imagem Pessoal?

É um curso voltado para a área da química cosmética, onde o aluno terá formação na área da química e cosmética, toxicologia, química analítica, visagismo, gestão, microbiologia, biologia do cabelo e outras.

O que faz um Técnico em Imagem Pessoal?

O profissional formado neste curso pode atuar em:

  1. Na venda dos insumos ás indústrias de cosméticos (estas indústrias são de pequeno porte, médio porte, grande porte). Esta venda é feita por um profissional da área de cosméticos (químico, farmacêutico, técnico em Químico e Técnico em Imagem Pessoal). São inúmeras indústrias de insumos hoje no Rio Grande do Sul.
  2. Na produção e controle de qualidade de cosméticos, dentro da indústria cosmética. Esta produção pode ser feita por químicos, técnicos em química, farmacêuticos e Técnicos em Imagem Pessoal.
  3. Na venda dos produtos cosméticos ao mercado. Esta venda se dá em duas frentes: Aos Salões de Beleza e ao consumidor final. Verifica-se nesta área que os produtos vendidos aos Salões de Beleza têm maior qualidade e alguns produtos são exclusivos para Salões de Beleza.
    Nesta área trabalham pessoas, na sua grande maioria, sem formação técnica necessária para esta venda. Aqui caberiam muito bem os vendedores Técnicos em Imagem Pessoal!
  4. Responsáveis técnicos em Salões de Beleza e similares. Neste nicho de mercado, o profissional terá a responsabilidade na compra dos produtos cosméticos utilizados no salão, o controle de qualidade do atendimento aos clientes, o controle sanitário do estabelecimento ( controle de esterilização de utensílios e outros), o controle sobre produtos perigosos (alisantes, tinturas etc.).
  5. Assessoria técnica a Salões de Beleza e pequenas indústrias de cosméticos.
O curso é reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado do RS?

Sim, pelo Parecer 638/2010 do Conselho Estadual de Educação do RS.

Esta profissão é reconhecida pelo Conselho Federal de Química?

Sim, pela Resolução Normativa 250 de 17 de janeiro de 2012.

Quais são os documentos necessários para a Matrícula no Curso Técnico em Imagem Pessoal?

Documentação necessária para matrícula:

  • 2 fotos 3x4;
  • 2 (duas) cópias autenticadas do Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão contendo a validação (carimbo de visto e confere).
    Caso o aluno tenha frequentado curso técnico deverá apresentar Histórico e Diploma de Ensino técnico;
  • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Cópia autenticada do RG e do CPF;
  • Cópia simples do título de eleitor;
  • Cópia simples de comprovante de residência;
  • Cópia simples da carteira militar.

CALENDÁRIO ESCOLAR

<Julho - 2017>

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

RECEBA NOSSA NEWSLETTER